Enfermeira e Professora

Minha foto
Arujá, São Paulo, Brazil
Tenho muito orgulho de ser enfermeira e professora e poder contribuir no aprendizado e conhecimento de pessoas através do meu Blog.

Símbolo da Enfermagem

Símbolo da Enfermagem
Enfermeiros

18 de maio de 2011

Enfermeira faz BO Contra o hospital Servidor Público

Na Semana da Enfermagem, um exemplo de compromisso ético-profissional com a saúde e assistência à população

Nesta terça, 17 de maio, o jornal Agora São Paulo, publicou matéria entitulada “ Enfermeira faz BO por falta de profissional ”, onde uma Enfermeira assumiu corajosamente, a responsabilidade de denunciar a falta de profissionais no Hospital do Servidor Público Municipal, no último sábado, dia 14 de março.
Após fazer o seu plantão, a enfermeira que trabalha no pronto-socorro infantil da unidade foi até o 5º DP (Aclimação) e registrou um boletim de ocorrência (BO) relatando que, no dia, apenas ela e mais uma auxiliar de enfermagem cuidaram do setor. A enfermeira registrou ainda que há escassez freqüente de profissionais, porque a coordenação da unidade retira auxiliares do PS infantil e as coloca em outros setores do hospital. Leiam a matéria publicada no site do jornal Agora São Paulo .
O BO, neste tipo de caso, não gera investigação é registrado como não criminal, é um instrumento importantíssimo como precaução por parte do declarante, da situação de trabalho em que se encontra, tornando público e oficial situações de sobrecarga de trabalho, assédio moral, e falta de recursos, fatores que isoladamente ou em conjunto, colocam em risco a vida de pacientes da unidade e a segurança do próprio profissional.
Profissionais de Enfermagem: sigam o exemplo da colega e denunciem, seja no Conselho ou indo à delegacia mais próxima de sua Unidade, falhas no dimensionamento de pessoal, falta ou número insuficiente de recursos materiais para a assistência de Enfermagem correta e segura para o paciente.
Uma atitude simples e correta que gera salvaguardas ao profissional, que não pode mais ficar exposto ao risco sistêmico que instituições de saúde ainda sujeitam seus profissionais. Não seja você, profissional, mais um a omitir-se da responsabilidade para você e sua equipe, de ter a segurança para todos.
O COREN-SP estará ao seu lado, apoiando a sua iniciativa em favor da saúde da população, da Enfermagem Ética e da Segurança do Paciente.

Referências:

www.corensp.org.br

7 comentários:

Anônimo disse...

Porque ao fazer uma denuncia grave mesmo documentada
O conselho só vai fazer um cozida ou vistoria após avisar a instituição denunciada?
Mario Souza
marius_519@hotmail.com

Val Taurino disse...

Olá Mário,

reconheço o que diz, porém não pode passar despercebido a coragem dessa profissional, pois talvez se todos nós profissionais procurassemos nossos direitos não teriam tantos hospitais com tanta falta de profissionais, carga horária abusiva e profissionais tão desmotivados, acredito que de 1 em 1 a mudança pode ser incrível e não é por que talvez não dê em nada que devemos permitir que nossos clientes corram riscos.

Enfa. e Profa. Val Taurino

Anônimo disse...

boa noite, minha mãe maria assunção souza domiciano, operou da vesicula dia 04 de agosto três dias depois teve alta, ficou em total repouso, mais sua recuperação não foi positova, teve que se internar de novo abrir a cirurgia mais uma vez pq não colocaram o dreno nela na primeira vez, ficou do mes de agosto a té semana passada no hospital servidor publico municipal onde ela paga esse convenio, teve anemia dentro do hospital, por falta de alimentação boa e nem soro eles deram quero uma resposta..

Anônimo disse...

Bom dia,

Na realidade existem inúmeras coisas a serem observadas no caso da sua mãe, não 'e pq teve esse problema no hospital que o hospital e ruim, não sei qual e o histórico da doença da sua mãe, porém anemia não da só por falta de alimentação apropriada, dificuldade na absorção de vitaminas ou ate mesmo perda sangüínea pode ocasionar anemia, a cirurgia ter aberto e bem provável que a mesma adquiriu infecção hospitalar, só a avaliando e avaliando o histórico pra dar certeza total sobre esse caso, seria bacana tirar as duvidas com o medico responsável por ela, ok?
Espero ter ajudado.

Abraço!

Anônimo disse...

O que está aí é pura verdade, pois isso aconteceu, também, com meu irmão, que chegou a esse "hospital" para ser tratado, foi colocado em um quarto em que se encontrava mais uma paciente, percebia-se que não lhe era dada a necessária atenção com o fim de curá-lo sobre todos aspectos. O resultado foi uma parada respiratória que só foi percebida pela visita (era dever do corpo clínico daquele "hospital" estar presente e evitar essa ocorrência). Como resultado ele foi removido para uma "uti" lotada de pacientes que, ao meu ver, estavam ali somente para adquirir vírus fortíssimos e morrer, isso foi o que aconteceu com meu irmão, adquiriu super vírus e morreu, pois o "hospital" não tinha super antibiótico. Quem sabe, meu irmão tivesse mais chance de sobrevivência se tivesse ido para uma hospitalzinho em alguma cidadezinha dos mais longínquos lugares desse Brasil. Para mim, entrar, como paciente, no HOSPITAL MUNICIPAL DE SÃO PAULO, é o mesmo que assinar uma sentença de morte.

Anônimo disse...

Boa noite,

Realmente nos temos o mal costume de desmerecer o hospital por ser de pequeno porte, porém quem sabe ele não tivesse ficado bem em outro hospital mesmo?
Que deus conforte o seu coração e o de sua família e toquem o coração dessas pessoas que trabalham no hospital citado e que eles trabalhem com mais amor e dedicação.

Um abraço.

Lilian disse...

Tbm quero deixar minha indignação!!! Minha mãe está há três meses em tratamento e entre idas ao P.S. e internações ficamos cada vez mais doentes! Como se nã bastasse todo caos que tá aquele hospital, fecharam duas alas por falta de funcionários!!!